Mudança de Categorias

O clube possui várias categorias de associados. Cada categoria visa atender situações e necessidades diferentes, principalmente com valores de mensalidades adequadas a cada caso. As principais categorias são:

Sócio Efetivo

É a principal categoria do clube. Formada por sócios que possuem pelo menos um dependente (cônjuge ou filhos principalmente). O valor da mensalidade do sócio efetivo é o valor-base para as demais categorias.

Sócio Efetivo Individual

É o sócio que não possui dependentes no clube. Essa categoria é formada principalmente por jovens recém-formados, que saem da dependência dos pais e passam a pagar mensalidade, ou pessoas solteiras, viúvas ou recém-separadas.

O valor da mensalidade do Sócio Efetivo Individual é equivalente a 80% do Sócio Efetivo.

Quando um sócio nesta categoria deseja cadastrar um dependente (por exemplo, quando se casa ou tem um filho) ele deve pedir transferência para a categoria de Sócio Efetivo.

Sócio Efetivo Dependente

É o sócio maior de 24 anos que não possui nenhuma fonte de renda própria, que vive sob a dependência econômica dos pais e sob o mesmo teto. Tipicamente, são jovens que ainda estão estudando, ou que voltaram a morar com os pais, após uma separação ou perda do emprego.

A comprovação da dependência econômica deve ser feita anualmente, através da apresentação da Declaração de Imposto de Renda.

O valor da mensalidade desta categoria é equivalente a 50% do sócio efetivo.

Sócio Correspondente

É o sócio que se mudou de Itajubá, com toda a família. Existem muitos motivos para continuar sócio do clube, mesmo morando fora:

• Continuar frequentando o clube, quando visita a cidade;
  • Não precisar comprar outra jóia, caso volte a residir na cidade;
  • Garantir aos filhos o direito de serem sócios sem precisar comprar outra joia
  • Não perder a contagem do tempo para se tornar sócio remido

O valor da mensalidade nesta categoria é equivalente a 50% do sócio efetivo. Porém, o pagamento deve ser feito semestralmente.

Sócio Remido e Benemérito

Sócio remido é o sócio que completa 40 anos de pagamento de mensalidades. A remissão significa que ele será sócio vitalício, sem precisar pagar mais nenhuma mensalidade. Esse direito se estenderá também a seu cônjuge.

O sócio benemérito é aquele que, tendo prestado relevantes serviços ao Clube, por decisão do Conselho Deliberativo, poderá gozar de todos os direitos de Sócio Efetivo, ficando, porém, isento do pagamento de jóia e de mensalidades.

Sócio Contribuinte

São as pessoas que, pela natureza de sua ocupação, seja de trabalho ou estudos, vierem a residir em caráter temporário em Itajubá. Esta categoria possui um desconto na compra da jóia, mas pode permanecer como sócio somente por 2 anos (renovável por outros 2).

Conheça exatamente seus direitos e deveres

Para saber mais detalhes e o regulamento específico de cada categoria, consulte o Estatuto Social do clube, disponível para download neste site.