NOVO ESTATUTO SOCIAL FILHOS E ENTEADOS COM OS MESMOS DIREITOS

Linha do Tempo

Nossa História

Fundado em 1897, o Clube Itajubense está situado no município de Itajubá-MG com duas sedes, sendo a Sede Social localizada à Praça Theodomiro Santiago, prédio tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Itajubá; e a Sede Campestre, localizada à Rodovia Maria da Fé, km 3, com mais 45 mil m² de área construída.

Na Sede Social, o associado usufrui de Salão Social para eventos de até 400 pessoas sentadas, Club Bar para eventos de até 100 pessoas, amplas cozinhas para suporte de buffet, Salas de Ballet, Ginástica e Judô, além da Sala das Noivas no piso superior.

Inaugurada em 1984, a Sede Campestre possui diversas opções de lazer a prática de esportes como academia e complexo esportivo (campos de futebol, quadras externas de vôlei e basquete, quadras de areia, quadra de squash, quadras de tênis, pista de caminhada, futmesa, pista de skate e ginásio poliesportivo). Em sua estrutura de lazer, a Sede Campestre conta com complexo de piscinas (piscina semi-olímpica, piscina do toboágua, piscina baby e piscina aquecida coberta), sauna masculina e feminina, brinquedoteca, parquinho infantil ao ar livre, churrasqueiras e espaço gourmet.

Com aproximadamente 2.500 associados, o Clube Itajubense tem orgulho de ser um dos melhores e mais completos clubes de lazer e prática de esportes de Itajubá e região. Vale destacar que o Clube Itajubense utiliza energia fotovoltaica, tecnologia que proporciona ao clube sustentabilidade ambiental e financeira.

São 124 anos de tradição no coração de Itajubá!
Somos, orgulhosamente, Clube Itajubense!

2000
1997 O Centenário
O Centenário
Depois de muitas conquistas e desafios, o Clube Itajubense chega aos 100 anos!
Março de 1979 Curiosidade
Curiosidade
Nessa gestão, houve, ainda, alguns fatos interessantes. O Baile das Personalidades do Ano, realizado em 10 de março de 1979, promoção da comunidade, com o Salão de Festas alugado, foi televisionado para todo o Estado de Minas, com sócios participando do show. Com isso, o Clube se promoveu fora da comunidade itajubense. Outro evento importante foi o banquete de homenagem da Associação Comercial e Industrial de Itajubá ao Secretário da Indústria e Comércio de Minas Gerais, em maio de 1979.
Dezembro de 1981 Inauguração da Sede Campestre do Clube Itajubense
Inauguração da Sede Campestre do Clube Itajubense
Em dezembro de 1981, foi inaugurada a Sede Campestre! O jornal "O Sul de Minas" noticiava, em sua edição de 23 de janeiro de 1982, as festividades da inauguração, sob o título "Sede Campestre do Itajubense Coqueluche dos Associados". Aquele jornal estimava a presença de duas mil pessoas ao ato da inauguração.
Janeiro de 1956 Fusão entre Clube Itajubense e Itajubá Country Club
Fusão entre Clube Itajubense e Itajubá Country Club
No dia 29 de janeiro de 1956, foi aprovada a união entre o Clube Itajubense e o Itajubá Country Club. A fusão CI / ICC, possibilitou aos sócios do Clube Itajubense da época, uma sede campestre até que o CI tivesse sua própria sede de campo. Essa união durou 9 anos. Em 1965 essa união foi rompida com o motivo de que as estruturas financeiras dos dois Clubes muito diferentes entre si.
1950
Novembro de 1927 Mudança de Nome
Mudança de Nome
Em 17 de novembro de 1927, o Presidente Dr. José Braz convoca outra Assembléia. Nela, a decisão mais marcante foi a mudança do nome da entidade de "Club Litterario e Recreativo Itajubense", que há mais de 30 anos ostentava, para "Club Itajubense"!
Curiosidade
Curiosidade

Naquela época, o Club Litterario e Recreativo Itajubense, além do seu salão de bilhar e salões de jogos de cartas, para o lazer do dia a dia dos sócios, era muito utilizado para a leitura de jornais e, naturalmente, para jogar conversa fora, na "happy hour", depois do jantar, ocasião em que grandes decisões sobre política municipal e sobre os negócios, em geral, eram tomadas.

1927 O Clube adquire as Feições de Versailles
O Clube adquire as Feições de Versailles
Em 1927, que a Sede Social recebeu a fachada principal e o 2º pavimento, como conhecemos hoje. A obra é inspirada na arquitetura do Palácio do Petit Trianon de Versailles. No Brasil, existem outros dois prédios com a mesma inspiração no Palácio do Petit Trianon, de Versailles. Um deles é, hoje, ocupado pela Academia Brasileira de Letras, e foi construído no Rio de Janeiro, para abrigar a exposição francesa, por ocasião da Grande Exposição Comemorativa do Centenário da Independência, em 1922. O outro é o Palacete Higienópolis, em São Paulo.
Novembro de 1902 Curiosidade
Curiosidade
Naquela época, toda a cidade de Itajubá era iluminada com lampiões a querosene. Em 10 de novembro de 1902, foi inaugurado o Sistema de Iluminação a Gás Acetileno do Clube. E, em 1907, toda a cidade de Itajubá passou a utilizar luz elétrica. O Clube foi uma das primeiras instituições itajubenses a usar esse sistema de iluminação.
1900
Novembro de 1898 Inauguração da Segunda Sede
Inauguração da Segunda Sede

A Primeira Festa promovida pelo Clube foi por ocasião da Inauguração da Segunda Sede Social, no mesmo local onde funciona até hoje, no dia 1º de novembro de 1898. Era a primeira vez que as mulheres participavam de uma sessão solene do Club Litterario e Recreativo Itajubense pois, na antiga Sede Social, somente os homens podiam prestigiar as tardes domingueiras.

Junho de 1897 Primeira Sede
Primeira Sede
A primeira Sede Social foi em casa alugada, em local que se perdeu no tempo, pois as atas não registravam o endereço exato de onde a casa se localizava. A posse da primeira diretoria aconteceu em solenidade de 15 de junho de 1897. Que foi considerada, no início, como a data oficial de aniversário do Clube.
1897 Fundação
Fundação

A fundação do Clube Itajubense foi no ano de 1897, na época, “Club Litterario e Recreativo”. A primeira assinatura de aprovação da Ata de Fundação do Clube foi do Dr. Luiz Rennó, primeiro presidente do Clube.