NOVO ESTATUTO SOCIAL FILHOS E ENTEADOS COM OS MESMOS DIREITOS

Linha do Tempo

Nossa História

1897
Fundação

A fundação do Clube Itajubense foi no ano de 1897, na época, “Club Litterario e Recreativo”. A primeira assinatura de aprovação da Ata de Fundação do Clube foi do Dr. Luiz Rennó, primeiro presidente do Clube.

1897
Primeira Sede

A primeira Sede Social foi em uma casa alugada, em local que se perdeu no tempo, pois as atas não registravam o endereço exato de onde a casa se localizava. A posse da primeira diretoria aconteceu em solenidade de 15 de junho de 1897.

1898
Inauguração da Segunda Sede (atual Sede Campestre)

A Primeira festa promovida pelo Clube foi por ocasião da Inauguração da Segunda Sede Social, no mesmo local onde funciona até hoje, em 1º de novembro de 1898. Era a primeira vez que as mulheres participavam de uma sessão solene do Club Litterario e Recreativo Itajubense pois, na antiga Sede Social, somente os homens podiam prestigiar as tardes domingueiras.

1900
1902
Curiosidade

Naquela época, toda a cidade de Itajubá era iluminada com lampiões a querosene. Em 10 de novembro de 1902, foi inaugurado o Sistema de Iluminação a Gás Acetileno do Clube. E, em 1907, toda a cidade de Itajubá passou a utilizar luz elétrica. O Clube foi uma das primeiras instituições itajubenses a usar esse sistema de iluminação.

1927
O Clube adquire as Feições de Versailles

Em 1927, que a Sede Social recebeu a fachada principal e o 2º pavimento, como conhecemos hoje. A obra é inspirada na arquitetura do Palácio do Petit Trianon de Versailles. No Brasil, existem outros dois prédios com a mesma inspiração no Palácio do Petit Trianon, de Versailles. Um deles é, hoje, ocupado pela Academia Brasileira de Letras, e foi construído no Rio de Janeiro, para abrigar a exposição francesa, por ocasião da Grande Exposição Comemorativa do Centenário da Independência, em 1922. O outro é o Palacete Higienópolis, em São Paulo.

1927
Curiosidade

Naquela época, o Club Litterario e Recreativo Itajubense, além do seu salão de bilhar e salões de jogos de cartas, para o lazer do dia a dia dos sócios, era muito utilizado para a leitura de jornais e, naturalmente, para jogar conversa fora, na "happy hour", depois do jantar, ocasião em que grandes decisões sobre política municipal e sobre os negócios, em geral, eram tomadas.

1927
Mudança de Nome

Em 17 de novembro de 1927, o Presidente Dr. José Braz convoca outra Assembléia. Nela, a decisão mais marcante foi a mudança do nome da entidade de "Club Litterario e Recreativo Itajubense", que há mais de 30 anos ostentava, para "Clube Itajubense"!

1950
1956
Fusão entre Clube Itajubense e Itajubá Country Club

No dia 29 de janeiro de 1956, foi aprovada a união entre o Clube Itajubense e o Itajubá Country Club. A fusão CI / ICC, possibilitou uma sede campestre aos sócios do Clube Itajubense da época, até que o CI tivesse sua própria sede de campo. Essa união durou 9 anos. Em 1965 a união foi rompida com o motivo de que as estruturas financeiras dos dois Clubes eram muito diferentes entre si.

1970
1979
Curiosidade

Nessa gestão, houve, ainda, alguns fatos interessantes. O Baile das Personalidades do Ano, realizado em 10 de março de 1979, promoção da comunidade, com o Salão de Festas alugado, foi televisionado para todo o Estado de Minas, com sócios participando do show. Com isso, o Clube se promoveu fora da comunidade itajubense.

1980
1984
Inauguração da Sede Campestre do Clube Itajubense

Em dezembro de 1984, foi inaugurada a Sede Campestre! O jornal "O Sul de Minas" noticiava, em sua edição de 23 de janeiro de 1982, as festividades da inauguração, sob o título "Sede Campestre do Itajubense - Coqueluche dos Associados". Aquele jornal estimava a presença de duas mil pessoas na inauguração.

1990
1997
O Centenário

Depois de muitas conquistas e desafios, o Clube Itajubense chega aos 100 anos! Uma série de festividades aconteceram em comemoração ao centenário do Clube!

1998
Título

Reforma das salas do segundo andar da Sede Social e inauguração do espaço cultural da Sede Social.

2000
2000
Título

O Clube Itajubense venceu o Concurso Natal Iluminado, obtendo o 1° lugar na Sede Social e o 2° lugar na Sede Campestre, na categoria Predial.

2000
Título

Inauguração da quadra de squash e a mini pista de skate.

2003
Título

A Sede Campestre ganha duas novas quadras de tênis e a cobertura da nova quadra de squash.

2004
Título

Inaugurou o campo society de grama sintética.

2007
Título

Lançamento do selo postal comemorativo de 110 anos de Clube Itajubense.

2010
2010
Título

Início da criação do Parque Ecológico com plantio de árvores nativas da região.

2012
Título

O Prédio da Sede Social do Clube ltajubense foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itajubá-MG por sua importância cultural para a cidade.

2012
Título

Dia 07 de abril foi inaugurada a brinquedoteca na Sede Campestre.

2015
Título

Realização da 1ª edição das Olimpíadas Internas Clube Itajubense com a participação de 400 associados inscritos em mais de 20 modalidades esportivas. O evento se transformou na festa do Esporte do Clube Itajubense!

2017
Clube Itajubense completa 120 anos e lança selo comemorativo

O Clube Itajubense chega aos 120 anos e celebra 1 ano de festividades sociais e esportivas. Entre os destaques, o Baile de 120 anos, realizado na Sede Social.

2018
Inauguração da Pista de Caminhada da Sede Campestre

---

2018
Retorno do Projeto Cultural “Cantata de Natal” na Sede Social

Parte da programação cultural do Clube Itajubense por muito anos, a Cantata é retomada em 2018 com a participação de corais de Itajubá e cidades vizinhas. O evento foi um sucesso!

2019
Reestruturação de todo o sistema de Gestão Administrativa

O Clube passa por um moderno processo de atualização nas ferramentas de gestão administrativa.

2020
2020
Gestão em tempos de Pandemia de Covid-19

Em 2020, a pandemia de Covid-19 gerou impactos na saúde e na economia de todo o mundo. No Clube Itajubense, uma verdadeira força tarefa foi a responsável por manter a gestão do clube em dia, mesmo em tempos de pandemia.

2021
Revitalização do Club Bar

Após anos desativado, o Club Bar da Sede Social é totalmente revitalizado podendo receber eventos com até 100 pessoas.

2021
Revitalização do Pátio e Construção de Salas Esportivas

A Sede Social ganha novas salas para prática de esportes (que antes eram realizados em salas históricas no prédio), bem como nova cozinha de serviços para buffets de festas realizadas no clube.

2021
Revitalização da sala "Fructuoso Vianna"

A sala onde se encontra a galeria de todos os Ex Presidentes do Clube Itajubense recebeu de volta sua função de local de importantes reuniões, exposições e seminários.

2021
Inauguração da Usina de Energia Fotovoltaica da Sede Campestre

Em 2020, a pandemia de Covid-19 gerou impactos na saúde e na economia de todo o mundo. No Clube Itajubense, uma verdadeira força tarefa foi a responsável por manter a gestão do clube em dia, mesmo em tempos de pandemia.

2022 Ano Jubilar
Clube Itajubense completa 125 anos

---