Linha do Tempo
Nossa História
A fundação do Clube Itajubense foi no ano de 1897, na época, “Club Litterario e Recreativo”. A primeira assinatura de aprovação da Ata de Fundação do Clube foi do Dr. Luiz Rennó, primeiro presidente do Clube.
A primeira Sede Social foi em uma casa alugada, em local que se perdeu no tempo, pois as atas não registravam o endereço exato de onde a casa se localizava. A posse da primeira diretoria aconteceu em solenidade de 15 de junho de 1897.
A Primeira festa promovida pelo Clube foi por ocasião da Inauguração da Segunda Sede Social, no mesmo local onde funciona até hoje, em 1º de novembro de 1898. Era a primeira vez que as mulheres participavam de uma sessão solene do Club Litterario e Recreativo Itajubense pois, na antiga Sede Social, somente os homens podiam prestigiar as tardes domingueiras.
Naquela época, toda a cidade de Itajubá era iluminada com lampiões a querosene. Em 10 de novembro de 1902, foi inaugurado o Sistema de Iluminação a Gás Acetileno do Clube. E, em 1907, toda a cidade de Itajubá passou a utilizar luz elétrica. O Clube foi uma das primeiras instituições itajubenses a usar esse sistema de iluminação.
Em 1927, que a Sede Social recebeu a fachada principal e o 2º pavimento, como conhecemos hoje. A obra é inspirada na arquitetura do Palácio do Petit Trianon de Versailles. No Brasil, existem outros dois prédios com a mesma inspiração no Palácio do Petit Trianon, de Versailles. Um deles é, hoje, ocupado pela Academia Brasileira de Letras, e foi construído no Rio de Janeiro, para abrigar a exposição francesa, por ocasião da Grande Exposição Comemorativa do Centenário da Independência, em 1922. O outro é o Palacete Higienópolis, em São Paulo.
Naquela época, o Club Litterario e Recreativo Itajubense, além do seu salão de bilhar e salões de jogos de cartas, para o lazer do dia a dia dos sócios, era muito utilizado para a leitura de jornais e, naturalmente, para jogar conversa fora, na "happy hour", depois do jantar, ocasião em que grandes decisões sobre política municipal e sobre os negócios, em geral, eram tomadas.
Em 17 de novembro de 1927, o Presidente Dr. José Braz convoca outra Assembléia. Nela, a decisão mais marcante foi a mudança do nome da entidade de "Club Litterario e Recreativo Itajubense", que há mais de 30 anos ostentava, para "Clube Itajubense"!
No dia 29 de janeiro de 1956, foi aprovada a união entre o Clube Itajubense e o Itajubá Country Club. A fusão CI / ICC, possibilitou uma sede campestre aos sócios do Clube Itajubense da época, até que o CI tivesse sua própria sede de campo. Essa união durou 9 anos. Em 1965 a união foi rompida com o motivo de que as estruturas financeiras dos dois Clubes eram muito diferentes entre si.
Nessa gestão, houve, ainda, alguns fatos interessantes. O Baile das Personalidades do Ano, realizado em 10 de março de 1979, promoção da comunidade, com o Salão de Festas alugado, foi televisionado para todo o Estado de Minas, com sócios participando do show. Com isso, o Clube se promoveu fora da comunidade itajubense.
Em dezembro de 1984, foi inaugurada a Sede Campestre! O jornal "O Sul de Minas" noticiava, em sua edição de 23 de janeiro de 1982, as festividades da inauguração, sob o título "Sede Campestre do Itajubense - Coqueluche dos Associados". Aquele jornal estimava a presença de duas mil pessoas na inauguração.
Depois de muitas conquistas e desafios, o Clube Itajubense chega aos 100 anos! Uma série de festividades aconteceram em comemoração ao centenário do Clube!
Reforma das salas do segundo andar da Sede Social e inauguração do espaço cultural da Sede Social.
O Clube Itajubense venceu o Concurso Natal Iluminado, obtendo o 1° lugar na Sede Social e o 2° lugar na Sede Campestre, na categoria Predial.
Inauguração da quadra de squash e a mini pista de skate.
A Sede Campestre ganha duas novas quadras de tênis e a cobertura da nova quadra de squash.
Inaugurou o campo society de grama sintética.
Lançamento do selo postal comemorativo de 110 anos de Clube Itajubense.
Início da criação do Parque Ecológico com plantio de árvores nativas da região.
O Prédio da Sede Social do Clube ltajubense foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itajubá-MG por sua importância cultural para a cidade.
Dia 07 de abril foi inaugurada a brinquedoteca na Sede Campestre.
Realização da 1ª edição das Olimpíadas Internas Clube Itajubense com a participação de 400 associados inscritos em mais de 20 modalidades esportivas. O evento se transformou na festa do Esporte do Clube Itajubense!
O Clube Itajubense chega aos 120 anos e celebra 1 ano de festividades sociais e esportivas. Entre os destaques, o Baile de 120 anos, realizado na Sede Social.
---
Parte da programação cultural do Clube Itajubense por muito anos, a Cantata é retomada em 2018 com a participação de corais de Itajubá e cidades vizinhas. O evento foi um sucesso!
O Clube passa por um moderno processo de atualização nas ferramentas de gestão administrativa.
Em 2020, a pandemia de Covid-19 gerou impactos na saúde e na economia de todo o mundo. No Clube Itajubense, uma verdadeira força tarefa foi a responsável por manter a gestão do clube em dia, mesmo em tempos de pandemia.
Após anos desativado, o Club Bar da Sede Social é totalmente revitalizado podendo receber eventos com até 100 pessoas.
A Sede Social ganha novas salas para prática de esportes (que antes eram realizados em salas históricas no prédio), bem como nova cozinha de serviços para buffets de festas realizadas no clube.
A sala onde se encontra a galeria de todos os Ex Presidentes do Clube Itajubense recebeu de volta sua função de local de importantes reuniões, exposições e seminários.
Em 2020, a pandemia de Covid-19 gerou impactos na saúde e na economia de todo o mundo. No Clube Itajubense, uma verdadeira força tarefa foi a responsável por manter a gestão do clube em dia, mesmo em tempos de pandemia.
---